Artigos

Conheça Ubatuba!

A aproximadamente 240 km de São Paulo, Ubatuba é um daqueles lugares que todo mundo precisa visitar ao menos uma vez na vida. Parte do litoral norte paulista, dispõe de diversas praias paradisíacas e de águas cristalinas, responsáveis por atrair muita gente para lá. Mas, acredite, não é só de praia que vive a região: o destino guarda trilhas e deliciosas cachoeiras, monumentos históricos e muito mais. Confira a seguir algumas dicas do que fazer por lá:

1) CACHOEIRA DE PRUMIRIM: Se contato com a natureza for um dos seus motivos para pegar a estrada, a Cachoeira do Prumirim não pode ficar de fora da sua listinha. A pouco mais de 18 km do centro de Ubatuba, essa beleza natural é rodeada pela Mata Atlântica e conta com pedras e várias quedas d’água. Inclusive, essas quedas formam poços perfeitos para relaxar e tomar banhos refrescantes.

2) RUÍNAS DA LAGOINHA: para quem gosta de passeios históricos! Datadas do século 19, as Ruínas da Lagoinha eram áreas das produtoras de café e açúcar. Exibindo um cenário um tanto rústico, hoje as estruturas foram agraciadas pela presença da natureza. Para completar, a partir de lá é possível fazer uma trilha até a cachoeira Véu de Noiva.

3) PICO DO CORCOVADO: para quem gosta de desafios e trilhas! Um dos mais esplêndidos pontos do litoral paulista, o Pico do Corcovado conta com uma trilha de 8 km de subida. Isso significa que pode levar até 8h para chegar ao seu topo. Dono de um panorama único e inesquecível, no trajeto você passará por rios, mirantes e ainda poderá admirar a natureza local. Caso resolva fazer esse passeio, é importante levar água, repelente e algum alimento. Lembre-se: roupas leves são indispensáveis em trilhas, portanto opte pelo seu conforto e bem-estar.

4) AQUÁRIO DE UBATUBA: o aquário de Ubatuba foi inaugurado em 1996 e guarda mais de 130 espécies marinhas em seus tanques d’água. Passeio indicado para dias de chuva, ele é cheio de vida e supercuidadoso, entre os bichinhos que vivem ali estão os pinguins, que ficam em uma área com climatização especial, e os jacarés.

5) ILHA ANCHIETA: Acessada por meio de escunas e popularmente conhecida como Ilha dos Porcos, a Ilha Anchieta é a segunda maior de todo o litoral norte. Disponibiliza uma série de trilhas para quem pretende conhecer a fauna e flora locais, bem como cachoeiras próprias para banho. Isso, claro, sem mencionar lindas praias, como a Praia do Presídio – a principal da região –, Praia Grande, Praia do Leste e Praia do Sul, por exemplo.

6) CENTRO HISTORICO DE UBATUBA: Com certeza esse pedacinho da cidade não ficaria de fora do nosso post. Muito recomendado e agradável, o centro de Ubatuba é perfeito para aqueles que querem mergulhar na história e na cultura da região: Museu Histórico de Ubatuba, que fica na Cadeia Velha; Casarão do Porto, que abriga a Fundação de Arte e Cultura; Piér de Itaguá, Paróquia /Exaltação da Santa Cruz.

 

Porém, a cereja do bolo: sol,mar e muita praia!

Embora a região ofereça muitas atividades, as praias continuam sendo sua marca registrada. E, acredite, não faltam opções para curtir um dia inteirinho à beira-mar.

Ao sul de Ubatuba estão as praias para quem busca infraestrutura na areia, ou seja, barracas e ambulantes: Praia Grande, Praia das Toninhas, Praia do Tenório e Praia da Maranduba. Vai viajar com crianças? Pois a Praia da Lagoinha, além de ser uma excelente escolha, também tem um riacho. Tá a fim de algo um pouquinho mais rústico? A Praia Dura e a Praia Brava não vão te decepcionar.

 

Por outro lado, seguindo para o norte, você vai se deparar com praias mais preservadas e com menos estrutura. A praia do Félix é indicada para famílias, enquanto a Praia de Itamambuco é procurada pelos surfistas. Já a praia de Prumirim tem mar de tombo.

Similar Posts